Por que estou abandonando as Redes Sociais

Eu já escrevi um artigo explicando a razão de eu ter desgostar de redes sociais como um todo, adentrando em maiores detalhes acerca do tema. Porém, essa rápida postagem explicará o motivo de eu estar largando todas as redes sociais.

Antes de eu entrar no detalhes, deixo claro que eu cometi um erro em não sair das redes sociais por completo mais cedo, creio que fui contraditório esse tempo todo ainda mais considerando o fato de eu ter criticado tanto tais sites maquiavélicos. Dito isso, fiz minha parte e saí completamente destas porcarias. Sendo assim, fiquem com o post:

1. Ansiedade

Este é um dos motivos mais pesados que posso pensar. A ansiedade que as redes sociais geram, não somente à minha pessoa, mas diversos outros, realmente atrapalha o meu funcionamento diário, é como se eu precisasse saber tudo o que está acontecendo a todo o momento, fazendo com que eu sinta-me extremamente ansioso. E, antes que tu possas pensar: “ah, mas isso é um problema inteiramente teu”. Sim, eu concordo, por isso, estou remendiando a situação da melhor forma que posso.

2. A importância do desapego

Eu sou uma pessoa que tem extrema dificuldade de esquecer aqueles que foram importantes para mim no passado. E quando eu digo “esquecer”, não seria de deletar do meu HD biológico, eu quero dizer-lhes que o meu desafio é não conseguir desapegar destas pessoas. Por isso, ficar nas redes sociais, juntando à ansiedade, faz-me ficar pesquisando estas pessoas, dificultando o processo natural de “deixar para trás”.

3. Overdose de informações

Nos dias de hoje, todo mundo é doutor, mestre em tudo. Impressionante, ao entrarmos nas redes sociais, percebemos como há especialistas de plantão sobre tudo, todos os assuntos, levando a diversas pessoas espalhando o seu conhecimento acerca do tema por elas escolhido. Porém, o problema é que isso gera uma miríade de informações sem qualquer filtro, gerando contradições das mais diversas acerca dos temas pesquisados, além de diversos erros crassos. Por conta disso, dificulta-se ao extremo entender o que está certo, levando a mais dúvida e ansiedade acerca dos diversos assuntos.

4. Tempo

O tempo é um recurso escasso que não sabemos ao certo o quanto dele possuímos, mas sabemos que após usado, não há retorno. As redes sociais são um dos maiores disperdícios de tempo que existem atualmente, pois ficamos incontáveis horas de nosos dias rolando uma tela indefinidamente. Quando voltamos ao controle de nossa atenção, percebemos que ficamos muito tempo imersos no absoluto nada, e esse tempo precioso poderia ter sido usado para atividades realmente produtivas, como leitura, escrita ou dedicar-se à família durante o período mencionado.

5. Fim da individualidade

As redes sociais são construídas de uma forma a privilegiar certas tendências, ou seja, um estilo de conteúdo específico ou um conjunto de conteúdos que os algorítimos das redes farão “bombar”. Já perceberam como os conteúdos parecem que repetem-se em todos os perfis? Pois então, caro leitor, o motivo disso é o que eu acabo de explicar anteriormente. Portanto, há um estimulo a sempre seguir o que os outros estão fazendo, ao invés de ser individual e criar o seu próprio conteúdo.

“Tudo é uma cópia de uma cópia de uma cópia” - DURDAN, Tyler (1999).

Conclusão

Estes são os motivos de eu ter abandonado as redes sociais. Pode ser que tu discordes de o que eu disse sobre o meu abandono completo das redes sociais. Sendo este o caso, sinta-se livre para discordar de mim e, caso queiras, diga o motivo, gosto de ser contrariado.