Olá, meus caros internautas, tudo bem?
Essa postagem serve como uma forma de eu ter uma conversa direta contigo, meu leitor. Hoje, dia 19/02/2025 faz exatamente 1 ano que decidi estudar para concursos, e eu gostaria de aproveitar essa data especial para mim para falar sobre a minha experiência nestes 12 meses e, quem sabe, meus relatos ajudem-vos a mudar de ideia sobre sua trajetória como concurseiro ou pode ser que seja apenas interessante.
Dividirei o texto em diferentes tópicos que serão desdobrados ao longo dele:
1. O que esperar nesse processo?
2. Cuidado com as expectativas
3. Filtre o conteúdo que consomes
4. Selecione UMA área de concurso
5. Aprenda a abrir mão: faça suas escolhas
6. Conclusão
O que esperar nesse processo?
Primeiramente, o estudo para concursos é um processo inteiro de aprendizagem, isto é, serão diversos dias, meses, ou até mesmo anos de estudo focado para o seu objetivo: a sua aprovação. Então, eu digo-lhe que deves estudar com paciência e resiliência, ou seja, deves manter-se focado o máximo possível durante este período de preparação.
Cuidado com as expectativas
Ao começarmos a estudar, ficamos muito animados com nossos acertos em quetões, parece que tudo está realmente fluindo e tudo dará certo com 100% de certeza. Calma lá, tu estás ainda no início, ou seja, tenha expectativas realistas sobre a prova e sobre como será o seu desempenho. Assim, tu evitas uma frustração enorme caso seja reprovado.
Bônus: cuidado com as comparações excessivas
Muito comum entre os concurseiro é ficarem comparando-se aos outros o tempo inteiro. Mas lembre-se, tu estás apenas no iníco de sua jornada, as pessoas que tu vês nas redes sociais ficaram durante anos estudando para o cargo ocupam atualmente. Portanto, foque-se apenas em si mesmo e não nos outros.
Filtre o conteúdo que consomes
Aproveitando o gancho do bônus acima, cuide bastante o conteúdo que tu consomes, pois muitos que aparecem vendendo-lhe os métodos infalíveis de aprovação, mentorias etc. prometem-lhe que sua aprovação será “rápida e fácil”, mas isso não é verdade (há pessoas que passam em seu primeiro concurso, porém isso é uma exceção, não a regra.
Selecione UMA área concurso.
Aqui, o que eu quero dizer é que tu deves ter cuidado para não ficares pulando de concurso em concurso desesperadamente.
O que tu poderias fazer, na minha opinião, seria escolher uma área de concurso que lhe interesse e ficar estudando os editais dela. Por exemplo, tu queres passar para auditor na área de controle, seria então os concursos da CGU e TCU por exemplo. Separe os dois editais dos últimos concursos, veja as matérias similares e fique estudando. Depois de fechar as matérias em comum, parta para as exclusivas de cada. Após tudo isso, fique apenas revisando com questões, PDFs de revisão etc. até o próximo concurso dentro da sua área de escolha.
Ficar pulando de concurso em concurso levará apenas a mais estresse e dor de cabeça, pois muito dificilmente tu conseguirás a tua aprovação dessa forma, devido a amplitude de matérias que as bancas exigem do candidato.
Aprenda a abrir mão: faça as tuas escolhas
Não adianta, se tu queres passar em concurso, tu deverás abrir mão de alguns confortos/hobbies em sua vida. O estudo para concurso exige muito de seu tempo, dificultando a realização de outras atividades que antes eram comuns em sua vida. O que tenho a dizer-lhe é: caso isso signifique que tu não poderás mais sair com os amigos todas as semanas… Pois é.
Mas lembre-se: se essas pessoas são as suas amigas verdadeiras, elas entenderão e incluisve apoiar-lhe-ão em sua decisão.
Conclusão
Bom, era isso o que eu tinha a dizer sobre o que esse período de um ano me ensinou sobre estudos para concursos.
Espero que tenhas gostado!